top of page

Eu preciso emagrecer?


Dez entre dez pessoas querem ir ou já foram ao nutricionista.

A razão deste aumento se dá na busca incansável pelo “corpo perfeito”, mas afinal qual é a medida perfeita?

Marilyn Monroe, que foi uma mulher exuberante, e além de atriz foi símbolo sexual, com suas medidas não teria este mesmo título, já que estaria próximo do manequim 46, o que hoje é plus size.

Isto nos faz pensar o quanto em algumas décadas mudou nosso padrão; mas o que a nutrição nos traz com isso?

Os estudos nos mostram que a longevidade e um corpo saudável, necessitam de um percentual de gordura inferior ao que se acreditava há alguns anos atrás; na década de 80, uma pessoa era tida como saudável com este índice acima de 20, hoje falamos em um índice acima de 17, o que era tido inclusive como desnutrição.

Pra quem desconhece o IMC é uma conta usada pra saber se a pessoa está dentro do peso, se tem sobre peso ou se é obesa. ( Colocar a conta e um quadro com IMC) .

Mesmo diminuindo nosso percentual corpóreo, não há como esquecer nosso biótipo, que nada mais é que a forma na qual a gordura é distribuída em você, há pessoas com quadril largo, outras com busto avantajado e grupo de pessoas com bumbum redondamente perfeito, e obviamente o tipo mais comum, o que acumula gordura no abdômen.

A nutrição vai te auxiliar a ter um corpo mais saudável a fazer escolhas inteligentes e se agradar ainda mais daquilo que o espelho te mostra, mas vale lembrar que nenhum alimento é 100% vilão e nenhum deles faz milagre.

A alimentação saudável é composta de variedade e equilíbrio; é descascar mais e desembalar menos, é ter um momento para sentar e se alimentar em paz, sem usar o celular ou ver TV, mastigando bem os alimentos e saboreando cada um deles em seu sabor natural, sem artifícios que mudam ou mascaram o sabor; tudo isso sem pressa.

O Nutricionista não é o profissional que fica ditando proibido e permitido, mas o profissional que vai te ajudar a fazer escolhas certas sem culpa, e sem te tornar o chato do role que leva marmita, é o profissional que vai tratar a enxaqueca e a vontade incontrolável de comer doces, vai te orientar a sair para jantar com responsabilidade, aproveitando o melhor da noite, sem a chatice do: “estou de dieta”.

Olhar para si e respeitar suas formas, entendendo que a genética te “moldou” de forma única, e você precisa apenas ajustar sua rotina para extrair o melhor de si, é sinônimo de respeito próprio.

Então hoje, a dica da nutri é trocar o fast food por comida de verdade, daquela que tem salada, proteína e fruta de sobremesa.

Comer bem envolve saborear uma refeição equilibrada; sem privações absurdas, onde o que vale mesmo é ter saúde e isso não é no espelho q sabemos, mas com exames clínicos e laboratorias.

Respeitar seu corpo é sinônimo de saúde, e inteligência.







Comments


bottom of page